"Ele nos capacitou para sermos Ministros de uma
nova
Aliança, não da letra, mas do Espírito;
pois a letra mata, mas o Espírito vivifica."
(2Cor 3:6)

História das Mulheres que amaram a Deus!!!

* Um Milagre de Misericórdia.

A Viúva de um Profeta.
Certa mulher...clamou a Eliseu.  (2 Reis 4:1)

A Bíblia revela um Deus que cuida das necessidades diárias de seus filhos. No emocionante milagre de misericórdia registrado com seu povo quando Ele acudiu a viúva de um profeta e sua família. Eis o que aconteceu.

A viúva aproximou-se de Eliseu, o profeta de Deus, clamando:- "É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos" (2 Reis 4.1 ) . Essa viúva, que amava a Deus, tinha dois problemas: uma dívida que não podia saldar e uma família que não conseguia sustentar.

Com uma dívida tão grande e sem marido, o mais provável era que seus filhos se tornassem escravos, mas Eliseu deu-lhe as seguintes instruções: "Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; entra, e fecha a porta, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas."

Com a esperança renovada e agindo pela fé, ela se pôs a trabalhar.

Tendo à sua volta as vasilhas de seus vizinhos, ela começou a despejar...despejar...despejar! Deus transformou milagrosamente o pouco em muito, e o mínimo de azeite que ela possuía encheu todas as vasilhas, fornecendo azeite suficiente para a viúva pagar suas dívidas e cuidar de seus filhos até que eles tivessem idade para trabalhar. Como aquela viúva e sua família desesperada devem ter louvado a Deus quando, por trás das portas fechadas, Ele lhes revelou seu poder, seu amor e sua provisão!

Deus estende seu amor a você também, minha amiga. Pense na maneira como sua vida tem sido tocada pela misericórdia de Deus. Ele lhe concede o pão diário? Você já sentiu o conforto que Ele lhe dá em tempos de tristeza? Você sentiu a presença dele em momentos de aflição? A graça de Deus tem sido o bastante...o suficiente...em tudo o que você necessita e em todas as suas provações? De que forma você tem sentido que as misericórdias de Senhor se renovam a cada manhã? Como mulher que ama a Deus, você tem o privilégio de receber a provisão de Deus para todas as suas necessidades e a solução para todos os seus problemas. O salmista diz o seguinte: " O Senhor é o meu pastor; nada me faltará"( Salmo 23.1 ). Outra pessoa declarou a mesma coisa usando estas palavras: Tendo " o Senhor como o meu pastor, nunca terei falta de nada".

Assim como a viúva também vivi momento de aflição, angústia e injustiça, pagar por um dívida que não era minha, clamei a Deus e ouvi a voz do anjo da igreja ( meu pastor) obedeci as suas instruções e Deus na sua infinita misericórdia tem me dado forças e renova a minha fé todas as manhãs para que eu continui prosseguindo para o alvo e creio que Deus vai me honrar e me usar para fazer a diferenças naquele lugar, para que através do meu testemunho muitas almas sejam salva e conheçam o Amor de Deus.

* Amor Até o Fim

Maria. Mãe de Jesus

E junto à cruz estavam a mãe de Jesus...   (João 19:25)

" Sim, uma espada traspassará a tua própria alma. " Naquele instante, esta declaração deve ter ecoado bem forte no coração de Maria, de forma quase audível! Essas palavras proféticas haviam sido pronunciadas solenemente pelo idoso Simeão trinta e três anos antes, quando Maria levou o bebê Jesus ao templo em Jerusalém. (Lucas 2:35)

Que dia maravilhoso havia sido aquele! Maria e José estavam muito felizes por apresentar seu bebê diante de Deus, com toda a humildade, mas também muito empolgado porque Ele os escolhera para cuidar de seu Filho. O próprio Simeão ficara extasiado por ter recebido a bênção de ver o tão aguardo Messias. Entretanto, apesar da alegria da ocasião, havia proferido aquelas palavras sobre uma espada que traspassaria o coração de Maria....

De fato, a vida de Maria como mãe de Jesus teve muitos momentos felizes, mas outros bem tristes. Ela presenciou as reações violentas do povo em relação a Jesus e a sua mensagem. E, naquele momento, Maria, junto à cruz de Jesus, via seu filho primogênito morrer de forma horripilante, como um criminoso. A espada estava traspassando sua alma!

De repente, naquele silêncio sepulcral, Maria ouviu a voz clara de Jesus. Falou dirigindo-se a seu discípulo João e referindo-se a ela: " Eis aí tua mãe!. Ela (agora viúva) não fora esquecida nem desprezada! Deus estava tomando conta dela! Jesus amou os seus que estavam no mundo, e amou-os até o fim(João 13:1), e a palavra " seus " incluía Maria, sua mãe!

Analise duas lições, extraídas da vida de Maria, úteis para os momentos em que enfrentamos

algum sofrimento:

Lição nº. 1: O sofrimento da vida não deve permitir que deixemos se pensar no bem-estar de nossos queridos. Jesus nos ensinou esta lição.

Mesmo sofrendo a agonia de estar pendurado na cruz, Ele estava pensando em Maria e pediu

a João que cuidasse dela.

Lição nº. 2: O sofrimento da vida não nos pode fazer duvidar de que Deus cuida de nós. O Todo-Poderoso está sempre conosco até à consumação do século( Mateus 28:20). Ele não permitirá que nada nos falte(Salmo 23:1) e nos amará até o fim.

Agradeça a Deus seu amor infalível e seu zelo por você.... e siga seu exemplo cuidando de seus queridos, mesmo em meio ao sofrimento.

* Escolhendo Ajudar


Ela, então, os fez descer por uma corda.... (Josué 2:15)

A maioria de nossos transcorrem em um ritmo previsível.

Levantamo-nos da cama na hora previsível. Trabalhamos durante o dia fazendo tarefas previsíveis. Vamos dormir no final de mais um dia previsível, durante o qual realizamos as atividades previsíveis de sempre, convivemos com as pessoas de sempre e enfrentamos as situações de sempre.

A vida de Raabe seguia um rumo previsível até o dia dramático em que ela se deparou subitamente com novas pessoas, novas circunstâncias e uma nova escolha. Ela ouvira falar de Deus e dos milagres maravilhosos que Ele realizara para favorecer seu povo, ou seja, a divisão do mar Vermelho e a destruição de dois reis amorreus. Porém, de repente, em um dia comum, Raabe viu-se frente a frente com dois israelitas... e com uma séria decisão a tomar: qual deveria ser sua escolha? Entregar os dois espiões aos homens do rei ou ajudá-los?

Escolha nº.1: Raabe ajudou os espiões. Que coragem e que fé! Raabe arriscou a vida para proteger inimigos de sua nação, os espiões que Josué enviara em antecipação à batalha. Seu ato foi de traição, punível com a morte, mas Raabe temeu a Deus mais do que aos homens, e sua escolha revelou estas admiráveis qualidades.

Bondade: Os dois espiões estavam precisando de ajuda. O rei de Raabe descobrira que estavam em suas terras, mas, quando pediu a ela que entregasse aqueles homens, Raabe decidiu não sacrificar a vida dos dois. Ela se dispôs a arriscar sua própria vida.

Coragem: Foi necessário ter coragem para enfrentar o rei e trair sua cidade. A consequência seria a morte e a destruição. Mesmo assim, ela agiu corajosamente, escolhendo salvar os dois homens que representavam o povo de Deus.

Fé: Raabe acreditou. Ela acreditou que seu país estava destinado à destruição e que Deus e seu povo prevaleceram.

Criatividade: Raciocinando com rapidez, Raabe escondeu os espiões de Josué, despistou seus perseguidores e fez com que os dois homens saíssem secretamente da cidade.

O Novo Testamento nos exorta a fazer o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé ( Gálatas 6.10). E quanto a você? Seu coração escolheu ajudar o povo de Deus com bondade, coragem, fé e criatividade?

* O Senhor atendeu a minha aflição.


Lia
Gênesis: 29.32

O que existe em um nome? Muita coisa! Nos tempos bíblicos, os nomes dados aos recém-nascidos eram muitos significativos. O nome expressava os sentimentos dos pais e, muitas vezes, fazia alusão às circustâncias da história da família. Geralmente, o relacionamento que os pais desfrutavam com Deus evidenciava-se no nome do bebê. Por meio do nome dado ao filho, as mães e os pais transferiam suas expectativas, sua fé ou um pouco de sua sabedoria adquirida. Foi o que sucedeu com Lia, uma das notáveis servas de Deus ao longo dos tempos. Ao acompanhar a jornada de Lia rumo à maturidade espiritual, você verá que, assim como os anéis do tronco de uma árvore marcam seu crescimento, os nomes de seus filhos também marcam seu crescimento espiritual no Senhor.

Lia teve a infelicidade de dividir seu marido, Jacó, com sua irmã, Rquel. A Bíblia diz que Jacó "amava mais a Raquel do que a Lia", e que Lia "era preterida". Tanto Lia como Raquel eram estéreis, mas o Senhor "fe-la fecunda"; assim, Lia concebeu e deu à luz um filho.

Enquanto aconchegava seu bebê junto ao peito. Lia deu-lhe o nome de Rúben, que significa "Vejam, um filho!" ou "Eis um filho!". Lia disse: " O Senhor atendeu à minha aflição, por isso agora me amará meu marido."

Então, o que existe em um nome? No nome Rúben vemos os desejos e anseios de Lia em relação a seu casamento. Ela esperava po Jacó, seu marido de quase 90 anos, passasse a amá-la por ela lhe ter concebido seu filho primogênito! Essa era sua esperança como mulher.

Implícito no significado do nome de seu bebê estava a feliz surpresa de Lia diante da compaixão de Deus para com ela. Ao dar o nome de Rúben a seu filho, ela reconheceu e agradeceu a bondade de Deus e sua providência.

Deus viu sua aflição e a favoreceu. Lia ficou tão feliz que transmitiu essa felicidade ao filho. Para Lia, desprezada pelo marido, Rúben seria sempre a prova pessoal do amor misericordioso de Deus.

ORAÇÃO: Obrigada, Senhor, por sabermos que a ausência de bênçãos terrenas revela a presença de teu amor eterno.

* Os Olhos do Senhor...

Vendo o Senhor que Lia era desprezada.... (Gênesis 29.31)

Humilhação. Opressão. Sofrimento. As pessoas que já passaram por aflições também conhecem a proteção das promessas de Deus.

Recebemos a garantia de que "perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os do espírito oprimido, Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra" (Salmo 34.18,19)!

Lia passou por aflições. Foi enganada, usada e rejeitada; seu corção estava oprimido e quebrantado. Por ser a irmã feia da formosa Raquel e filha do enganador Labão. Lia caso´-se com um homem que não a amava. E, para piorar a situação, seu marido, Jacó, casou-se posteriormente com sua irmã Raquel; "mas Jacó amava mais a Raquel do que a Lia".

Deus, porém, em sua onisciência, conhece tudo sobre seus filhos amados e vê tudo o que se passa na vida deles, tudo o que os prejudica ou magoa, tudo o que lhes causa sofrimento. Deus observou a condição inferiorizada de Lia: "Vendo o Senhor que Lia era desprezada..". E Deus tomou uma atitude:"...fê-la fecunda" e permitiu que Raquel permanecesse estéril.

Em seus momentos de sofrimento, lembre-se do olhar do Senhor.

Nada do que lhe acontece passa despercebido a Deus. Ele vê tudo o que acorre em sua vida.

Porque quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para monstrar- se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele (2 Crônicas 16.9).

Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia ( Salmo 33.18).

Em seus momentos de sofrimento, lembre-se de que, no tempo certo, Deus a defenderá:"

Fará sobressair a tua justiça como luz, e o teu direito como o sol ao meio-dia" (Salmo 37.6).

Em seus momentos de sofrimento, lembre-se de olhar para o Senhor.

Ore valendo-se destas palavras sinceras de outro homem piedoso que olhou para o Senhor:"Não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti". (2Crônicas 20.12).

*Beleza que Emerge das cinzas

À noite, conduziu a Lia, sua filha, e a entregou a Jacó... (Gênesis 29)

Labão, pai de Lia, era um mestre em enganar as pessoas e, infelizmente, usou Lia como marionete em um de seus esquemas mais astutos.

Por causa de seu pai, Lia foi usada, maltratada e rejeitada. Observe estes detalhes:

• Jacó, primo de Lia e Raquel, que veio de uma terra distante, chegou à casa de seus parentes em Padã-Arã para encontrar uma noiva (Gênesis 28.2 ).

• Raquel, a bela irmã de Lia, conheceu Jacó à beira do poço da cidade, e os dois apaixonaram-se à primeira vista.

• Lobão, pai de Raquel, contratou Jacó para trabalhar sete anos para ele em troca de Raquel. Na noite do casamento, Labão substituiu Raquel por Lia, a qual tinha um defeito físico.

O resultado? Lia foi usada pelo pai, rejeitada pelo marido e invejada pela irmã( Gênesis 30.1 ).

A decepção faz parte da vida, mas estando com Deus você pode sair vitoriosa. Como tem sido sua vida? Que decepções você já enfrentou? Você já foi usada injustamente por alguém? Enganada por um amigo, amiga ou parente? Rejeitada por alguém que você amava e em quem confiava?

Console-se, porque Deus transforma as cinzas de sua vida em beleza ( Isaías 61.3). Lia não era bonita - as circunstâncias de sua vida também não eram - , mas Deus lhe concedeu beleza em troca dessas cinzas.Analise o final da vida de Lia e veja a beleza que emergiu das cinzas de sua decepção:

• Ela teve um marido. Por ter olhos defeituosos, provavelmente não teria se casado.

• Ela teve filhos. Provavelmente nunca teria tido filhos.

• Ela foi mãe de seis dos 12 homens que lideraram as 12 tribos de Israel( Gênesis 35.23 ).

• Ela foi mãe de Judá, de cuja descendência nasceria o Salvador, Jesus Cristo (Apocalipse 5.5 ).

Ela, e não Raquel, foi a esposa legítima de Jacó ( Gênesis 49.31 ).

Junte as cinzas de sua vida, minha amiga, e ofereça-as a Deus. Permita que Ele as transforme em algo belo.....como as rosas......no tempo dele.

*Dois tipos de beleza.

Lia tinha os olhos baços. (Gênesis 29.17)

Não seja o adorno das pessoas o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus ( l Pedro 3.3,4).

Estes versículos da Bíblia fornecem às servas de Deus de todas as eras padrões para o tipo de beleza que Ele valoriza. Grave em seu coração os conselhos de Deus sobre a beleza:

Cultive a beleza de seu coração. Deus valoriza o caráter piedoso, que sempre brilha por meio do comportamento exterior. Portanto, preocupe-se em enfeitar seu coração, seguindo os passos de Jesus.

Aprimore a beleza de um espirito sereno e gentil. Este é o seu ornamento mais preciso. Deus valoriza a graça de um espírito calmo e tranquilo, e não roupas e jóias caras.

Preocupe-se com a beleza interior, que é preciosa aos olhos de Deus. É somente a Deus que você deve honrar. Seu supremo objetivo na vida deve ser agradar a Ele.

Lia, uma das servas do Senhor, foi destinada a viver à sombra de sua bela irmã, Rquel. Além de ser menos que sua irmã. Lia - cujo nome significa "cansada" - , também tinha um defeito físico. A Bíblia menciona que seus olhos eram baços, desbotados e inexpressivos. Olhos como os dela eram considerados defeituosos.

Você não se sente feliz por Lia, e por si mesma, pelo fato de Deus preocupar-se mais com a beleza interior? Você deve sentir-se feliz "porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração" ( 1 Samuel 16.7 ).

Tome a iniciativa de cultivar sua beleza interior, que é preciosa aos olhos de Deus, passando uma parte de cada dia na presença do Senhor e contemplando sua beleza (Salmo 3.18). Só assim você será verdadeiramente bela.... aos olhos de Deus!

Seja bela no seu interior, e esta beleza contemplará o seu exterior.

* Dias Comuns...

....chegou Raquel com as ovelhas de seu pai.....
Gênesis 29.9

O dia de Raquel começara como outro qualquer. Enquanto fazia mentalmente uma lista de suas tarefas, ela nem imaginava que sua vida passaria por uma mudança dramática. Alguma coisa, porém, aconteceu naquele dia que mudou tudo para sempre.

O primeiro item da lista das tarefas de Raquel era muito importante e de grande responsabilidade: " dar água ao rebanho de seu pai". Ao aproximar-se do poço, naquela tarde, Raquel notou a presença de um desconhecido. Ele estava junto com outros pastores, esperando que eles removessem a grande pedra da boca do poço para dar água ao rebanho. Raquel surpreendeu-se quando o belo desconhecido caminhou, apressado até o poço, levantou a pedra e começou a dar água ao rebanho dela. Depois disso, ele a beijou, chorou e contou que era parente de seu pai.

Essa cena foi o início do namoro entre Raquel e Jacó. O dia comum da moça transformara-se em fora de série, marcando o início de uma nova vida. O desconhecido seria seu marido!

Como uma mulher solteira encontra o homem de seus sonhos? Aprenda com a experiência de Raquel!

- Raquel era uma mulher laboriosa. Quando Jacó chegou, ela estava no lugar onde deveria estar ( no poço da cidade ), fazendo o que deveria fazer ( dando água ao rebanho de seu pai ).

- Raquel era fiel. " Deus não tem em alta consideração aqueles que são fiéis nos lugares em que devem estar", observou um sábio desconhecido. Cuidar do rebanho de seu pai e saciar-lhe a sede eram responsabilidades de Raquel. Quando ela precisou deixar de cumprir fielmente essas tarefas, Deus lhe deu outras responsabilidades: de esposa e mãe.

Se você é solteira e está à procura de um companheiro, não espere por milagres. Não procure coisas mirabolantes. Volte os olhos para os fatos mais comuns. Deus costuma revelar seus planos divinos por meio das situações simples e comuns. Ele dirige seus passos quando você está trabalhando ativamente e permanece fiél às suas obrigações atuais.

Portanto, preocupe-se em agradar ao Deus do Universo,em vez de sair à procura de um marido.

* Deus nas Sombras

....chegou Raquel com as ovelhas de seu pai....  (Gênesis 29.9)

Os especialistas em etiqueta dizem que devemos mencionar algumas informações pessoais quando nos apresentamos a alguém. Neste ponto de nossa jornada pela Bíblia, Deus nos apresenta a Raquel, outra extraordinária mulher solteira, e nos fornece algumas informações sobre ela:

- Sua família: Raquel era filha de Labão, irmão de Rebeca, e portanto pertencia à linhagem de Abraão.

- Seu trabalho: Raquel era pastora. Na verdade, o nome Raquel significa "ovelha".

- Sua aparência: " Raquel era formosa de porte e de semblante. " Assim como sua tia Rebeca, ela possuía uma aparência encantadora.

Deus também nos apresenta Jacó, outra pessoa importante para Ele e que, em breve, será importante para Raquel.

- Sua família: Jacó e Esaú, seu irmão gêmeo, eram filhos de Isasque e netos de Abraão. Sua bela mãe, Rebeca, viera da terra natal de Raquel.

- Sua situação: O favoritismo, o ciúme e a mentira forçaram Jacó a fugir para a terra natal de Raquel a fim de não ser morto por Esaú.

Além do mais, Isaque aconselhara Jacó a encontrar uma esposa que pertencesse à sua família ( Gênesis 28.2 ).

Por meio da soberana providência de Deus, esses dois jovens solteiros foram apresentados um ao outro. Como Deus aproximou Raquel de Jacó?

1) Deus usou pessoas. Os laços que uniam as famílias de Raquel e Jacó os qualificaram para ser marido e mulher.

2) Deus usou situações comuns. Seguindo uma rotina diária, Rquel foi até o lugar onde Jacó estava.

3) Deus usou circunstâncias. Forçando a abandonar seu lar, Jacó conheceu Raquel na terra onde ela morava.

Faça um inventário das pessoas, situações comuns e circunstâncias de sua vida. Mesmo que esses elementos não sejam elementos os ideais, agradeça a Deus porque Ele prometeu fazer com que "todas as coisas", inclusive as pessoas problemáticas, as situações traumáticas e as circunstâncias difíceis de sua vida, cooperem para o bem daqueles que amam a Deus, ou seja, você ( Romanos 8.28 ). Deus está sempre trabalhando ativamente, às vezes em plena luz, às vezes nas sombras.

* Galeria das Mulheres Fiéis a Deus

O Instituto Smithsonian, em Washington, nos Estados Unidos, exibe fotografias de todas as primeiras-damas norte-americanas. Cada esposa de presidente é retratada com o vestido usado no baile da cerimônia de posse do marido. É emocionante observar a expressão no rosto daquelas mulheres, que foram o esteio dos líderes de uma grande nação

Deus também tem uma " galeria de retratos " de grandes mulheres. Elas aparecem na Bíblia, e você está convidada a observar atentamente essas vidas que exibiram tanta fé no decorrer dos séculos e aprender muito com elas - hoje e durante toda a vida - por meio do estudo da Palavra de Deus.

Começaremos com retrato de Raquel incluído na galeria de obras-primas de Deus, sem esquecer das servas Sara e Rebeca que também fazem parte na galeria de obras-primas.

Como uma mulher ganha lugar de destaque na grande galeria da fé organizada por Deus? E, acima de tudo, como ter seu retrato ao lado das grandes mulheres de fé ao longo dos tempos? João 1.12 lhe diz como: " Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos de Deus;a saber; aos que crêem no seu nome"

Receber: Para tornar-se filha de Deus, você precisa receber Jesus Cristo como seu Salvador pessoal e reconhecer que Ele morreu para redimir seus pecados.

Crer: Jesus Cristo é a Palavra de Deus viva, e Deus pede que você o aceite como o Deus que se fez carne e deposite sua fé nele como em seu Salvador e Senhor.

Você é filha de Deus? Já entregou sua vida a Jesus Cristo? Recebeu, pela graça, o dom da salvação e da vida eterna concedido por Deus, por meio de Jesus Cristo? Quando você acredita em Jesus como o Deus que se fez carne e o recebe, pela fé, dentro do seu coração e de sua vida, pode orgulhar-se de ter o título de "filha de Deus". Somente a ilustre posição de " filha de Deus" a qualifica para ter um lugar na grande galeria do céu

*************