"Ele nos capacitou para sermos Ministros de uma
nova
Aliança, não da letra, mas do Espírito;
pois a letra mata, mas o Espírito vivifica."
(2Cor 3:6)

Aprimoramento do lar

....dá-me também fontes de água.

Josué 15.19

O capítulo 21 de Provérbios descreve o perfil da mulher ideal aos olhos de Deus: uma mulher de virtude e sabedoria que, entre outras qualidades admiráveis, trabalha diligentemente para aprimorar o seu lar ( versículo 16). Acsa foi uma mulher assim.

Acsa, filha de Calebe, aprendeu com seu pai a pedir o que desejava .

Calebe servira fielmente sob o comando de Moisés ( Josué 14.7), e, como recompensa por sua lealdade, Moisés lhe prometera um pedaço de terra.

Finalmente, quando a Terra Prometida foi dividida, Calebe pediu a Josué:

"Dá-me este monte ( versículo 12).

Quando Acsa se casou, o dote que Calebe deu ao noivo incluía uma porção de sua terra ao sul. Como a água era de suma importância naquele clima quente e arído, Acsa ousou pedir a seu pai: "Dá-me também fontes de água. " Tal pai, tal filha!

Embora a Bíblia não forneça muitos detalhes sobre a vida de Acsa, sua vida apresenta mensagens importantes para nós.



Mensagem nº. 1: Cuidar. Ao descrever a mulher ideal aos olhos de Deus, o sábio autor de Provérbios 31 ressalta: " Atende ao bom andamento da sua casa " ( versículo 27). Pelo fato de ser responsável por sua família e seu lar, Acsa entendeu que a água em sua propriedade melhoraria o bem-estar de sua família.



Análise: Você está cuidando de seu lar? Sabe quais são as melhorias que poderiam proporcionar maior bem-estar à sua preciosa família?



Mensagem nº. 2: Melhorar. Conforme observamos acima, a mulher mencionada em Provérbios 31 procura aprimorar sua propriedade. Ela "planta uma vinha" ( versículo 16). Acsa observou o que estava faltando em sua propriedade e desejou torná-la mais agradável.



Análise: Você está procurando aprimorar seu local de residência ( sua casa, seu cômodo ou seu dormitório)? Tem plano de ação( até mesmo uma boa limpeza) e está tomando providências?



Mensagem nº. 3: Pedir. Acsa sabia o que queria e de que precisava paraq aprimorar seu lar, e sabia a quem pedir: a Calebe, seu pai, dono das fontes superiores!



Análise: Você está pedindo a Deus que lhe dê sabedoria, direção e provisão? A seu marido que lhê dê meios e apoio?..... A outras pessoas que possam ajudá-la a melhorar sua situação?



Oração

Senhor,

Ajuda-me a ser uma pessoa que diz palavras que constroem e não destroem. Ajuda-me a ter palavras vivificadoras para as situações e pessoas ao meu redor e não palavras de morte. Enche meu coração novamente a cada dia com teu Santo Espírito, para que teu amor e bondade transbordem de meu coração para minha boca.

Ajuda´me a falar apenas coisas que são verdadeiras, respeitáveis, justas, puras, amáveis, virtuosas e louváveis. " As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!" ( Sl 19.14). Guarda minha boca de dizer qualquer mal ou qualquer coisa que não seja verdadeira. Espírito Santo da verdade, guia-me em toda a verdade. Ajuda-me a falar "de acordo com os oráculos de Deus" e com a capacidade que vem de ti para que tu possas ser glorificado ( 1Pe 4.11). Que cada palavra minha reflita tua pureza e amor.

Tua Palavra diz que " o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR" ( Pv.16.1). Prepararei meu coração ao passar tempo com tua Palavra todos os dias e ao obedecer a tuas leis. Prepararei meu coração adorando-te e dando-te graças em todas as coisas. Enche meu coração de amor, paz e alegria para que elas fluam de minha boca. Mostra-me quando murmuro ou falo de modo negativo. Ajuda-me a não falar rápido demais ou em excesso. Ajuda-me a não usar palavras que causem falhas de comunicação. Mostra-me quando falar e aquando ficar calada. E, quando eu falar, dá-me palavras que trarão vida e edificação.

Ajuda-me a ser uma mulher que fala com sabedoria, bondade e clareza e nunca de modo leviano, áspero ou insensível. Dá-me palavras que falam da esperança que há dentro de mim, a fim de que eu possa explicar minha fé de modo persuasivo e tocante. Que minhas palavras conduzam as outros a um conhecimento mais pleno de ti.

Que eu seja através da sua infinita misericôrdia uma mulher sábia que conduza com palavra que saia diretamente da boca de DEUS, a minha casa, os meus familiares e amigos.

Ámem.